Pesquisar no Blog do Firme

Previsão do tempo para Teresópolis - RJ com maiores detalhes.

Você é o visitante nº

Quem sou eu

Minha foto
PEÇO DESCULPAS AOS USUÁRIOS, POIS HOUVE UM ERRO NA CONTAGEM DE VISITAS, POIS A MESMA ESTAVA POR VOLTA DOS 37000 acessos. Reparei o erro de contagem no dia 27-04-2011, portanto parte-se deste número em diante, ja que não há outra fotma de voltar aos acessos anteriores. Grato pela consideração de sempre! Alexandre de Souza Firme, nascido em 16/10/1976 - Formado em Fisioterapia pela UNIFESO desde 2013 (http://www.feso.br/graduacao/fisioterapia.php). Este blog é direcionado às áreas biomédicas, fisioterapia principalmente, para os interessados em obter e reciclar seus conhecimentos. Leitor, deixe seu comentário, mas sempre que possível, com sua identificação ou e-mail para que possa haver um melhor contato.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Contratura Muscular

O que é e tratamento (indicativo):

Contratura

Qualquer estado de resistência prolongada ao alongamento passivo num músculo pode ser denominado contratura. A contratura fisiológica resulta de agentes mecânicos, químicos ou outros que atuam diretamente sobre o mecanismo contrátil sem envolver um potencial de ação, há um tipo de contratura fisiológica em que não há relaxamento completo entre estímulos, este tipo de contratura ocorre quando um músculo em atividade torna-se fatigado. (ex. um jogador de futebol que “se esgota”), seus mecanismos não são bem compreendidos. A contratura miotática é uma condição fibrótica dos tecidos conectivos de sustentação de um músculo ou articulação, resultante da imobilização do músculo na posição curta enquanto a quantidade nervo-músculo permanece intacta. A contratura miotática ocorre depois que o membro esteve imobilizado em um cilíndro gessado, após a lesão ou avulsão de um tendão, ou após a paralisia de músculos antagonistas.

Tratamento
Repouso inicial + Alongamentos leves e progressivos respeitando a ADM + recursos de calor superficial e profundo (Ultra-som, Microondas e Infra-vermelho).

Fonte:
http://www.fisiointerativa.hpg.ig.com.br/ortopedia/contratura.html

Outros links:
http://www.medipedia.pt/home/home.php?module=artigoEnc&id=392

http://www.seucorpopede.com.br/patologia.php?PaginaPatologia=2

http://www.fisionet.com.br/patologias/interna.asp?cod=347

Contusão Muscular

O que é e links adicionais:

Contusão muscular é uma lesão traumática aguda, sem corte, decorrente de trauma direto aos tecidos moles e que provoca dor e edema. A contusão vai de leve até uma grande infiltração de sangue nos tecidos circundantes, levando a equimose e, em casos graves, a síndrome compartimental.

Links:
http://www.rbo.org.br/pdf/1994_out_14.pdf

Sobre:
http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=5220&ReturnCatID=1777

Pequeno trabalho sobre Contusão muscular: (com menus e submenus)
http://www.bibliomed.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=15975&ReturnCatID=1844

Assunto sério, com um grau considerável de importância!