Pesquisar no Blog do Firme

Previsão do tempo para Teresópolis - RJ com maiores detalhes.

Você é o visitante nº

Quem sou eu

Minha foto
PEÇO DESCULPAS AOS USUÁRIOS, POIS HOUVE UM ERRO NA CONTAGEM DE VISITAS, POIS A MESMA ESTAVA POR VOLTA DOS 37000 acessos. Reparei o erro de contagem no dia 27-04-2011, portanto parte-se deste número em diante, ja que não há outra fotma de voltar aos acessos anteriores. Grato pela consideração de sempre! Alexandre de Souza Firme, nascido em 16/10/1976 - Formado em Fisioterapia pela UNIFESO desde 2013 (http://www.feso.br/graduacao/fisioterapia.php). Este blog é direcionado às áreas biomédicas, fisioterapia principalmente, para os interessados em obter e reciclar seus conhecimentos. Leitor, deixe seu comentário, mas sempre que possível, com sua identificação ou e-mail para que possa haver um melhor contato.

terça-feira, 27 de abril de 2010

Lesões no Desporto

Muito interessante a fins de pesquisa e esclarecimento.

http://www.centrofisioterapico.com/text/263889.html

Fisiologia Muscular, Alongamento, estudos e 1 artigo.



Fisiologia Muscular:
http://www.ibb.unesp.br/departamentos/Fisiologia/material_didatico/Neurobiologia_medica/Apostila/11_contracao_muscular_esqueletica.pdf

Alongamento Muscular, estudos e um artigo:
http://www.wgate.com.br/conteudo/medicinaesaude/fisioterapia/variedades/alongamento.htm

Hoje o assunto é Alongamento! Todos precisam fazer, mas a maioria não faz!
Não demora quase nada e os benefícios são inúmeros! Aproveitem o texto e tirem suas dúvidas!

Alongamento, de maneira geral, refere-se ao processo de "aumentar" o comprimento muscular.

Os exercícios de alongamento podem ser realizados de várias maneiras, dependendo dos objetivos, da capacidade física e do nível de treinamento de quem os pratica.


O ideal é realizar os exercícios de alongamento de forma lenta, mantendo uma postura correta, com duração de 30 segundos e nunca esquecendo de respirar corretamente.

A experiência diária comprova o aumento da flexibilidade; além disso, os exercícios apropriados de alongamento podem diminuir a incidência, a intensidade ou a duração das lesões musculares, articulares e dos tendões.


A partir de uma perspectiva puramente fisiológica, o relaxamento é a suspensão da tensão muscular. Indesejavelmente, altos níveis de tensão muscular no organismo humano resultam em vários efeitos colaterais negativos. A tensão muscular excessiva tende a aumentar a pressão sangüínea, também faz com que os músculos dependam mais energia; um músculo contraído obviamente requer mais energia que um músculo relaxado.

Além disso, os músculos tencionados tendem a cortar sua própria circulação. Suporte sanguíneo reduzido resulta em uma falta de oxigênio e de nutrientes essenciais e origina produtos de resíduos tóxicos que se acumulam e se instalam nas células. Esse processo predispõe uma pessoa à fadiga, dores e até futuras lesões. A experiência diária mostra que um músculo relaxado é menos suscetível a esses e muitas outras problemas. Quando um músculo permanece parcialmente contraído, desenvolve-se um estado anormal de encurtamento prolongado chamado contratura. A contratura e a tensão muscular crônica não só encurtam o músculo, mas também o tornam menos flexível, menos forte e incapaz de absorver o choque e o estresse de vários tipos de movimento.

A falta de flexibilidade e má postura estão intimamente ligadas. A capacidade reduzida da amplitude de movimento das articulações, causada pelo encurtamento e um desequilíbrio no desenvolvimento de certos grupos musculares pode vir a causar problemas posturais. Ombros arredondados, por exemplo, são associados com pouca flexibilidade nos músculos peitorais e uma falta de resistência muscular da cintura escapular (rombóides e trapézio). Essa condição pode, provavelmente, ser aliviada através do alongamento dos músculos encurtados e fortalecimento dos músculos fracos.
A saúde pode ser melhorada pela atividade física regular. Quando a atividade física não é um componente regular da vida da pessoa, muitas doenças e condições debilitantes são mais prováveis de ocorrer, tais como, perda de força, incapacidade para coordenar os movimentos corporais. Proporcionalmente contrario, se uma pessoa faz da atividade física regular uma parte de sua vida, muitas dessas condições podem ser evitadas. Dependendo do método e da técnica de alongamento empregados, os indivíduos podem aumentar sua agilidade, coordenação, flexibilidade e força muscular.


Benefícios dos Alongamentos:

  • Redução de tensões musculares e sensação de um corpo mais relaxado;
  • Beneficia a coordenação pois tornam os movimentos mais soltos e fáceis;
  • Previne lesões como distensões musculares (um músculo forte e alongado resiste melhor as tensões do que um músculo forte não alongado);
  • Facilita atividades de desgaste como caminhada, corrida, ciclismo, natação, tênis, etc;
  • Desenvolve a consciência corporal. Conforme alonga as várias partes de seu corpo, você as focaliza e entra em contato com as mesmas. Você aprende a conhecer-se;
  • Ajuda a liberar os movimentos bloqueados por tensões emocionais, de modo que isto aconteça de forma espontânea;
  • Auxilia na recuperação muscular após uma atividade física;
  • Melhora o nível de elasticidade das fibras musculares evitando ou revertendo o encurtamento muscular;
  • Ativa e melhora a circulação;

Os exercícios de alongamento devem ser parte integrante de qualquer treinamento, tanto na fase de aquecimento como durante o relaxamento.

Suaves e harmoniosos, também contribuem para o relaxamento psicológico, além de tornar ainda mais efetivo o treinamento da flexibilidade.
Abaixo, alguns exemplos de alongamentos:

Artigo:
Efeitos do alongamento muscular e condicionamento físico no tratamento fisioterápico de pacientes com fibromialgia
http://www.scielo.br/pdf/rbfis/v12n2/a03v12n2.pdf

Alongamentos e seus tipos:
http://www.fisioterapialisboa.com/2009/03/exercicios-fisioterapia.html

http://papodehomem.com.br/alongamento-e-aquecimento-com-dr-fitness-em-video-e-fotos/

Baço - Anatomia e função - IMPORTANTÍSSIMO!

Estudo sobre o Sistema Linfático: (ótimo informativo!!!)
http://www.auladeanatomia.com/linfatico/linfa.htm
Remoção cirúrgica do baço:
http://adam.sertaoggi.com.br/encyclopedia/presentations/100040_7173.htm
Anatomia do baço:
http://catalog.nucleusinc.com/enlargeexhibit.php?ID=28458

Abaixo, uma resposta a quem pergunta:
"PRA QUE SERVE O BAÇO??" -> aqui vai sua resposta:

Quando as pessoas perdem o baço em acidentes ou tem ele retirado em cirugias (esplenectomia) devido a hemorragias ou quando ele fica muito grande (esplenomegalia), fica a impressão que ele não tem importância, mas tem sim!!!

Como já foi dito aqui o baço durante a vida fetal é fundamental para formar o sangue (junto com fígado!). Após o nascimento esse papel é feito pela medula óssea. Então o baço fica com uma função SUPER importante do sistema imune: ajudar a capturar, reconhecer e destruir microorganismos que estão na corrente sanguínea.

O baço junto com o sistema linfóide, medula óssea e timo forma o sistema imune.

Mas o baço é o ÚNICO orgão do sistema imune que está interposto na circulação sanguínea, isto é, em contato direto com o sangue. O resto do sistema imune só consegue desenvolver uma resposta de defesa contra microorganismos se eles forem levados até o linfonodo.

Diferentemente, o baço captura esses microorganismos e dentro dele mesmo já inicia uma resposta de defesa.

Por isso antes de tirar o baço de uma pessoa faz-se uma avaliação detalhada de sua imunidade (contagem de linfócitos com diferencial, mielograma, hemograma, etc...).

Já imaginou tirar o baço de uma pessoa com imunodepressão? (deficiência de imunidade)

Então resumindo: o Baço serve, principalmente, para ajudar a elaborar uma defesa do nosso corpo contra patógenos e também para eliminar células velhas e outras substâncias presentes na circulação (motivo pelo qual também é conhecido como "lixeiro do corpo" e como "armazenador de sangue"). Pouco importante ele, não!?