Pesquisar no Blog do Firme

Previsão do tempo para Teresópolis - RJ com maiores detalhes.

Você é o visitante nº

Quem sou eu

Minha foto
PEÇO DESCULPAS AOS USUÁRIOS, POIS HOUVE UM ERRO NA CONTAGEM DE VISITAS, POIS A MESMA ESTAVA POR VOLTA DOS 37000 acessos. Reparei o erro de contagem no dia 27-04-2011, portanto parte-se deste número em diante, ja que não há outra fotma de voltar aos acessos anteriores. Grato pela consideração de sempre! Alexandre de Souza Firme, nascido em 16/10/1976 - Formado em Fisioterapia pela UNIFESO desde 2013 (http://www.feso.br/graduacao/fisioterapia.php). Este blog é direcionado às áreas biomédicas, fisioterapia principalmente, para os interessados em obter e reciclar seus conhecimentos. Leitor, deixe seu comentário, mas sempre que possível, com sua identificação ou e-mail para que possa haver um melhor contato.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Sistema Vascular - Artérias e Veias - Vasos Sanguíneos

Vasos Sanguíneos - Sistema Vascular


Os vasos sanguíneos são responsáveis pelo transporte do sangue, o qual contém gases, nutrientes e resíduos. Na circulação sanguínea, o coração lança o sangue a pressões elevadas através das artérias e este é transportado até chegar ao nível de capilares, onde ocorrem as trocas de substâncias. O leito capilar vai ser drenado por elementos venosos que fazem com que o sangue retorne ao coração. Os vasos sanguíneos são constituídos por três camadas de tecidos: túnica íntima, túnica média e túnica adventícia. Estas camadas são mais definidas nas artérias e são ausentes nos capilares, onde distingüe-se apenas um endotélio.


* Túnica íntima: é constituída de células endoteliais pavimentosas simples que revestem a luz do vaso e um tecido conjuntivo subendotelial.

* Túnica média: é composta por células musculares lisas de disposição circular e de tecido conjuntivo fibroelastico. A túnica média é mais proeminente nas artérias e pouco distinta nas veias.

* Túnica adventícia: é a mais externa, sendo constituída de tecido conjuntivo e pode conter músculo liso. É a camada mais desenvolvida nas veias.



ARTÉRIA E VEIA DE GRANDE CALIBRE


A artéria possui luz arredondada e ampla, e parede espessa. A veia possui luz irregular com uma parede mais delgada. Geralmente são observadas dispostas lado a lado.



ARTÉRIAS DE GRANDE CALIBRE (ARTÉRIA ELÁSTICA)



Na parede de uma artéria de grande calibre observa-se a túnica íntima, a túnica média bem desenvolvida e com várias camadas de músculo liso e também a túnica adventícia, constituída de tecido conjuntivo frouxo contendo pequenos vasos sanguíneos, responsáveis pela nutrição das células das paredes da artéria, chamados de vasa vasorum.



Uma artéria de grande calibre é mostrada em maior aumento, onde se observa a túnica íntima, constituída de endotelio e tecido conjuntivo subendotelial. A túnica média apresenta várias camadas de células musculares lisas, com o núcleos alongados. Na túnica adventícia é mostrado o vasa vasorum entre as fibras do tecido conjuntivo.


VEIA DE GRANDE CALIBRE




Na veia de grande calibre, a túnica íntima é constituída por endotelio e tecido conjuntivo subendotelial. A túnica média é pouco desenvolvida, apresentando poucas camadas de fibras musculares lisas. A túnica adventícia é muito espessa e contém vasa vasorum.


ARTÉRIA E VEIA DE MÉDIO CALIBRE




As artérias de médio calibre (musculares) possuem uma túnica íntima constituída endotélio, tecido conjuntivo subendotelial e lâmina elástica interna. A túnica média é espessa, com várias camadas de fibras musculares lisas. A túnica adventícia tem a mesma espessura da túnica média e consiste em tecido conjuntivo frouxo com vasa vasorum, fibras elásticas e fibras colágenas.

Na veia de médio calibre, a túnica íntima é formada por um endotélio achatado e uma fina camada de tecido conjuntivo subendotelial contendo fibras musculares lisas. A túnica média contém várias camadas de músculo liso e a adventícia é a camada mais desenvolvida, apresentando tecido conjuntivo frouxo, fibras colágenas, vasa vasorum e fibras musculares lisas.


ARTÉRIA E VEIA DE PEQUENO CALIBRE



A artéria de pequeno calibre possui a túnica íntima constituída por um endotélio que repousa sobre uma lâmina elástica interna. A túnica média é constituída por fibras musculares lisas dispostas circularmente e a túnica adventícia é composta por uma delgada camada de tecido conjuntivo. A veia de pequeno calibre possui uma túnica intíma constituída por um endotélio e uma membrana basal muito delgada. Na veia pequena a túnica média é mais delgada que na artéria de pequeno calibre, possuindo menor número de camadas de músculo liso e a adventícia é mais espessa do que a média.


ARTERÍOLA E VÊNULA



As arteríolas regulam o fluxo sanguíneo para os leitos capilares. Na túnica íntima os núcleos das células endoteliais projetam-se para a luz. A túnica média é formada por uma ou duas camadas de músculo liso. Sua parede é mais espessa e sua luz é menor do que a da vênula. Os capilares drenam para as vênulas, as quais possuem uma ou duas camadas de células musculares lisas. Nas vênulas menores, a parede é formada por uma camada contínua de pericitos, circundada por fibras colágenas.

CAPILARES



Os capilares são os vasos sanguíneos do sistema cardiovascular que apresentam o menor calibre e neles ocorrem as trocas de gases e metabólitos entre as células dos tecidos e o sangue. O principal componente da parede do capilar é a célula endotelial pavimentosa, que repousa sobre uma lâmina basal. Uma célula endotelial pavimentosa pode cobrir toda a circunferência do capilar. São encontrados com frequência em tecidos de alta atividade metabólica.


Fonte:

http://www.fmrp.usp.br/rbp/morfologia2/vasos.html

Mais fontes:

http://www.uff.br/atlashistovet/SistCirculatorio.htm

http://www.medcenter.com/medscape/content.aspx?id=25956&langType=1046

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/corpo-humano-sistema-circulatorio/capilares-e-veias.php

http://www.sistemanervoso.com/pagina.php?secao=10&materia_id=167&materiaver=1

http://pt.wikilingue.com/es/T%C3%BAnica_%C3%ADntima

http://pt.wikilingue.com/es/Ficheiro:Gray448.png

http://boasaude.uol.com.br/Lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=4165&ReturnCatID=357

http://www.auladeanatomia.com/cardiovascular/arterias.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Art%C3%A9ria

http://www.todabiologia.com/anatomia/arterias.htm

http://www.icb.ufg.br/histologia/vascu/open.htm

BONS ESTUDOS!!!