Vasos Sanguíneos - Sistema Vascular
Os vasos sanguíneos são responsáveis pelo transporte do sangue, o qual contém gases, nutrientes e resíduos. Na circulação sanguínea, o coração lança o sangue a pressões elevadas através das artérias e este é transportado até chegar ao nível de capilares, onde ocorrem as trocas de substâncias. O leito capilar vai ser drenado por elementos venosos que fazem com que o sangue retorne ao coração. Os vasos sanguíneos são constituídos por três camadas de tecidos: túnica íntima, túnica média e túnica adventícia. Estas camadas são mais definidas nas artérias e são ausentes nos capilares, onde distingüe-se apenas um endotélio.
* Túnica íntima: é constituída de células endoteliais pavimentosas simples que revestem a luz do vaso e um tecido conjuntivo subendotelial.
* Túnica média: é composta por células musculares lisas de disposição circular e de tecido conjuntivo fibroelastico. A túnica média é mais proeminente nas artérias e pouco distinta nas veias.
* Túnica adventícia: é a mais externa, sendo constituída de tecido conjuntivo e pode conter músculo liso. É a camada mais desenvolvida nas veias.
ARTÉRIA E VEIA DE GRANDE CALIBRE
A artéria possui luz arredondada e ampla, e parede espessa. A veia possui luz irregular com uma parede mais delgada. Geralmente são observadas dispostas lado a lado.
ARTÉRIAS DE GRANDE CALIBRE (ARTÉRIA ELÁSTICA)
Na parede de uma artéria de grande calibre observa-se a túnica íntima, a túnica média bem desenvolvida e com várias camadas de músculo liso e também a túnica adventícia, constituída de tecido conjuntivo frouxo contendo pequenos vasos sanguíneos, responsáveis pela nutrição das células das paredes da artéria, chamados de vasa vasorum.
VEIA DE GRANDE CALIBRE
Na veia de grande calibre, a túnica íntima é constituída por endotelio e tecido conjuntivo subendotelial. A túnica média é pouco desenvolvida, apresentando poucas camadas de fibras musculares lisas. A túnica adventícia é muito espessa e contém vasa vasorum.
ARTÉRIA E VEIA DE MÉDIO CALIBRE
As artérias de médio calibre (musculares) possuem uma túnica íntima constituída endotélio, tecido conjuntivo subendotelial e lâmina elástica interna. A túnica média é espessa, com várias camadas de fibras musculares lisas. A túnica adventícia tem a mesma espessura da túnica média e consiste em tecido conjuntivo frouxo com vasa vasorum, fibras elásticas e fibras colágenas.
Na veia de médio calibre, a túnica íntima é formada por um endotélio achatado e uma fina camada de tecido conjuntivo subendotelial contendo fibras musculares lisas. A túnica média contém várias camadas de músculo liso e a adventícia é a camada mais desenvolvida, apresentando tecido conjuntivo frouxo, fibras colágenas, vasa vasorum e fibras musculares lisas.
ARTÉRIA E VEIA DE PEQUENO CALIBRE
A artéria de pequeno calibre possui a túnica íntima constituída por um endotélio que repousa sobre uma lâmina elástica interna. A túnica média é constituída por fibras musculares lisas dispostas circularmente e a túnica adventícia é composta por uma delgada camada de tecido conjuntivo. A veia de pequeno calibre possui uma túnica intíma constituída por um endotélio e uma membrana basal muito delgada. Na veia pequena a túnica média é mais delgada que na artéria de pequeno calibre, possuindo menor número de camadas de músculo liso e a adventícia é mais espessa do que a média.
ARTERÍOLA E VÊNULA
As arteríolas regulam o fluxo sanguíneo para os leitos capilares. Na túnica íntima os núcleos das células endoteliais projetam-se para a luz. A túnica média é formada por uma ou duas camadas de músculo liso. Sua parede é mais espessa e sua luz é menor do que a da vênula. Os capilares drenam para as vênulas, as quais possuem uma ou duas camadas de células musculares lisas. Nas vênulas menores, a parede é formada por uma camada contínua de pericitos, circundada por fibras colágenas.
CAPILARES
Os capilares são os vasos sanguíneos do sistema cardiovascular que apresentam o menor calibre e neles ocorrem as trocas de gases e metabólitos entre as células dos tecidos e o sangue. O principal componente da parede do capilar é a célula endotelial pavimentosa, que repousa sobre uma lâmina basal. Uma célula endotelial pavimentosa pode cobrir toda a circunferência do capilar. São encontrados com frequência em tecidos de alta atividade metabólica.
Fonte:
http://www.fmrp.usp.br/rbp/morfologia2/vasos.html
Mais fontes:
http://www.uff.br/atlashistovet/SistCirculatorio.htm
http://www.medcenter.com/medscape/content.aspx?id=25956&langType=1046
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/corpo-humano-sistema-circulatorio/capilares-e-veias.php
http://www.sistemanervoso.com/pagina.php?secao=10&materia_id=167&materiaver=1
http://pt.wikilingue.com/es/T%C3%BAnica_%C3%ADntima
http://pt.wikilingue.com/es/Ficheiro:Gray448.png
http://boasaude.uol.com.br/Lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=4165&ReturnCatID=357
http://www.auladeanatomia.com/cardiovascular/arterias.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Art%C3%A9ria
http://www.todabiologia.com/anatomia/arterias.htm
http://www.icb.ufg.br/histologia/vascu/open.htm
BONS ESTUDOS!!!