Pesquisar no Blog do Firme

Previsão do tempo para Teresópolis - RJ com maiores detalhes.

Você é o visitante nº

Quem sou eu

Minha foto
PEÇO DESCULPAS AOS USUÁRIOS, POIS HOUVE UM ERRO NA CONTAGEM DE VISITAS, POIS A MESMA ESTAVA POR VOLTA DOS 37000 acessos. Reparei o erro de contagem no dia 27-04-2011, portanto parte-se deste número em diante, ja que não há outra fotma de voltar aos acessos anteriores. Grato pela consideração de sempre! Alexandre de Souza Firme, nascido em 16/10/1976 - Formado em Fisioterapia pela UNIFESO desde 2013 (http://www.feso.br/graduacao/fisioterapia.php). Este blog é direcionado às áreas biomédicas, fisioterapia principalmente, para os interessados em obter e reciclar seus conhecimentos. Leitor, deixe seu comentário, mas sempre que possível, com sua identificação ou e-mail para que possa haver um melhor contato.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Nodo Sinusal Sinoatrial ou Nódulo de Keith e Flack - Nosso Coração Humano




Nodo Sinusal Sinoatrial ou Nódulo de Keith e Flack - Nosso Coração Humano

Introdução:

Nó sinusal, Nó sinoatrial, nódo sinoatrial (NSA) ou Nódulo de Keith e Flack é uma estrutura anatômica do coração que faz parte do sistema cardionector, responsável pela função de marcar o passo natural, ou seja, produz seu próprio potencial de ação, que é o estímulo elétrico. É a estrutura cardíaca com a maior freqüência de despolarização, ou seja, com maior automatismo. Sofre influências locais, do sistema nervoso autônomo e de vários hormônios. Localiza-se na junção do átrio direito com a veia cava superior. Este nó ou nodo, envia um estímulo elétrico pelos feixes internodais até o nódo ou nó atrioventricular (NAV), localizado ao lado do septo interatrial, apoiado sobre o fundo da cavidade do átrio direito, próximo à válvula atrioventricular tricúspide. No NAV, o estímulo sofre um retardo, que é importante para que os átrios contraiam pouco antes dos ventrículos. Depois o estímulo segue pelo feixe de PURKINJIE que se ramifica e se espalha para os ventrículos direito e esquerdo. No átrio esquerdo existe o ramo de Bachman que faz com que o estímulo se dissipe nesta região, permitindo que os dois átrios se contraiam simultaneamente.


Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/N%C3%B3_sinusal

Para estudar um pouco mais:
http://vsites.unb.br/fs/clm/labcor/resfisio.htm

http://www.fes.br/disciplinas/far/Saude_Publica/CFF_GOF/pdf/01-cardiovascular.pdf

https://portalsaudebrasil.com/index.php?option=com_content&view=article&id=718:fisiologia-cardiaca&catid=122:fisiologia-geral-e-do-esforco&Itemid=486

http://www.cardnet.tche.br/siteConteudo.aspx?id=15

Disfunão, Alteração, ou Síndrome do Nodo Sinusal ou Sinoatrial:
Introdução:
http://www.pdamed.com.br/diciomed/pdamed_0001_15126.php

Aprofundando:

http://www.relampa.org.br/detalhe_artigo.asp?id=363

http://www.lookfordiagnosis.com/mesh_info.php?term=S%C3%ADndrome+Do+N%C3%B3dulo+Sinusal&lang=3

Bons estudos!!!