Pesquisar no Blog do Firme

Previsão do tempo para Teresópolis - RJ com maiores detalhes.

Você é o visitante nº

Quem sou eu

Minha foto
PEÇO DESCULPAS AOS USUÁRIOS, POIS HOUVE UM ERRO NA CONTAGEM DE VISITAS, POIS A MESMA ESTAVA POR VOLTA DOS 37000 acessos. Reparei o erro de contagem no dia 27-04-2011, portanto parte-se deste número em diante, ja que não há outra fotma de voltar aos acessos anteriores. Grato pela consideração de sempre! Alexandre de Souza Firme, nascido em 16/10/1976 - Formado em Fisioterapia pela UNIFESO desde 2013 (http://www.feso.br/graduacao/fisioterapia.php). Este blog é direcionado às áreas biomédicas, fisioterapia principalmente, para os interessados em obter e reciclar seus conhecimentos. Leitor, deixe seu comentário, mas sempre que possível, com sua identificação ou e-mail para que possa haver um melhor contato.

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Pulso Aberto? (Na verdade, PUNHO... e não chega ser "aberto"!)

Pulso Aberto? (Na verdade, PUNHO... e não chega ser "aberto"!)
Por Alexandre Firme - Maio de 2010.
(** Por favor, deixe seu NOME E E-MAIL ao final de seu comentário para que eu possa respondê-lo(a) diretamente, ok? Agradeço desde já.)
A Anatomia dos punhos e das mãos é composta por vários músculos, tendões, nervos, ossos, artérias e veias. Porém em relação ao tão famoso "pulso aberto", não há necessidade de entrar em tantos componentes anatômicos.

No caso do punho aberto, melhor dizendo, da lesão no retináculo dos extensores dos dedos (imagem 1), há resultantes de dor (tanto no repouso quanto ao movimento), hipomobilidade (pouco movimento), perda de força e incômodo constante até o momento em que há um certo reconforto na região e o indivíduo relata ou sente "melhora".
Imagem 1 abaixo:
Nesta região há musculatura dos flexores e extensores dos dedos, músculo pronador quadrado, articulações radial, ulnar e do carpo, entre outras estruturas.

O Retináculo dos extensores dos dedos é uma estrutura de tecido fibroso, muita parecida com a dos tendões e que protege os tendões destes extensores dos dedos e também mantém alinhada e funcionalmente articular os ossos rádio e ulna, articulando-se e também com o carpo da mão.

Esta estrutura (retináculo), conforme algum trabalho forçado, ou constante, pode ser lesionado, pois a ação natural vetorial do osso Rádio e da Ulna é de se afastar, devido às estruturas marginais e mais internas localizadas à mesma altura "pressionando" as partes distais destes dois ossos "para fora".

O Retináculo dos extensores dos dedos mantém estes ossos articulados e unidos, dando-lhes funcionalidade adequada às várias situações requisitadas no dia a dia.

Conforme este trabalho forçado ou insistente, este retináculo, em forma de pulseira fibrosa, é lesionado em forma de "rasgo", como se um tecido fosse se rasgando aos poucos, da área distal para a proximal.

Com esse tipo de lesão, ocorre o desalinhamento articular, dor, eventual edema, rubor, iniciando um quadro de inflamação, mas podendo fortemente "evoluir" para o rasgo do tecido. A falta de força é decorrida da falta de movimento e desalinhamento músculo-articular, também acompanhada de desconforto e hipomobilidade.

A possível "cura" para esta patologia é normalmente um processo cirúrgico, dependendo do grau da lesão, mas infelizmente, os indivíduos que procuram um médico ou um fisioterapeuta para avaliação do quadro e posterior tratamento mais adequado possível, chegam tarde demais, ou seja, já com um quadro relativamente avançado, pois a dor já incomoda tanto que não é mais possível suportá-la. Por isso, a ocorrência maior de cirurgias. Porém, em fase inicial, um bom tratamento fisioterapêutico pode eliminar o quadro de dor, desconforto e outros, com trabalhos muito interessantes e que podem e muito, ajudar a prevenir este tipo de lesão.

Não acho ético nem correto transcrever algum tipo de tratamento, dependendo do tipo de patologia, é claro, em leituras por internet, pois podem haver algumas peculiaridades do indivíduo que, ao realizar o "suposto tratamento", pode até mesmo piorar o quadro atual. Por isso não postei nada por aqui, pois o procedimento correto é procurar um ortopedista ou fisioterapeuta competentes para que seja feita uma avaliação segura e seguido de um tratamento realmente eficaz!

Abaixo, mais algumas imagens de esquemas anatômicos para melhor compreensão.



No link a seguir, outros esclarecimentos: