Conceito de Tônus - para quem deseja revisar ou aprender...
Tônus é o estado de tensão elástica (contração ligeira) que apresenta o músculo em repouso, e que lhe permite iniciar a contração imediatamente depois de receber o impulso dos centros nervosos. Num estado de relaxamento completo (sem tônus), o músculo levaria mais tempo a iniciar a contração.
O tônus muscular pode apresentar-se alterado numa avaliação diagnóstica. Quando o tônus muscular estiver aumentado (musculatura rígida), denomina-se hipertonia e quando o tônus apresentar-se diminuido (musculatura flácida), denomina-se hipotonia.
É o estado parcial de contração de um músculo em repouso.
É um estado de tensão muscular de equilíbrio cinético. Só pode existir se houver inervação ativa, que mantém a musculatura avaliada em grau de tônus considerado padrão ou normal (normotônus). (Por Alexandre Firme).
Os músculos mantêm-se normalmente em um estado de contração parcial, o tônus muscular, que é causado pela estimulação nervosa, e é um processo inconsciente que mantém os músculos preparados para entrar em ação. Quando o nervo que estimula um músculo é cortado, este perde tônus e se torna flácido. Estados de tensão emocional podem aumentar o tônus muscular, causando a sensação física de tensão muscular. Nesta condição, gasta mais energia que o normal e isso causa a fadiga.
Nenhum comentário:
Postar um comentário