ARTRITE REUMATÓIDE
O que é?
Artrite reumatóide (AR) é uma doença crônica de causa desconhecida. A característica principal é a inflamação articular persistente mas há casos em que outros órgãos são comprometidos.
Qual é a freqüência:
É doença comum e a prevalência pode chegar a 1,5% da população em algumas regiões. É mais freqüente em mulheres e costuma iniciar-se entre 30 e 50 anos de idade, mas compromete também homens e crianças. Para que se desenvolva a doença são necessárias algumas combinações de defeitos genéticos e a presença de um ou mais estímulos externos, o que faz com que a incidência em familiares de pacientes com Artrite Reumatóide (AR) não seja grande.
Como se desenvolve?
Existe uma predisposição genética e alguns genes foram identificados. Não se conhece a causa da Artrite Reumatóide (AR) e pensa-se que haja vários estímulos diferentes, quando em contato com indivíduos que têm defeitos de origem genética no sistema imune, desencadeiem resposta inflamatória. A persistência dos estímulos ou a incapacidade do sistema imune em controlar a inflamação levam à cronicidade da doença. A membrana sinovial prolifera e libera enzimas produzidas por células localmente. Tanto a invasão da membrana sinovial como a ação das enzimas provocam destruição das estruturas articulares (cartilagem e ossos vizinhos) e juxta-articulares (tendões e ligamentos).
O que se sente?
A forma mais freqüente de início da doença é artrite simétrica (por exemplo: os dois punhos, os dedos das duas mãos) e aditiva (as primeiras articulações comprometidas permanecem e outras vão se somando). Costuma ser de instalação lenta e pouco agressiva, localizando-se inicialmente nas pequenas articulações das mãos.
Existem formas agudas e rapidamente limitantes. Com menor freqüência, começa em grandes articulações ou de modo assimétrico. Pode permanecer assim ou evoluir para poliartrite simétrica clássica. Todas as articulações periféricas podem ser envolvidas e os danos à coluna cervical podem ser muito graves. Somente em AR muito agressiva haverá artrite nas articulações interfalangianas distais dos dedos e será de instalação tardia. Artrite temporomandibular é comum.
Uma característica da Artrite Reumatóide (AR) é a rigidez matinal. Após uma noite de sono, os pacientes amanhecem com importante dificuldade em movimentar as articulações, a qual permanece por mais de 1 hora. Nos casos mais graves a rigidez matinal alivia somente parcialmente, permanecendo dor e limitação de movimentos permanentemente. Alguns pacientes queixam-se de mal-estar, fadiga e dor muscular que podem acompanhar ou anteceder a artrite. Rigidez matinal e fadiga no final da tarde são usados para avaliar atividade da doença.
As alterações destrutivas articulares são variáveis em um mesmo enfermo e entre a população com Artrite Reumatóide (AR). Há casos bastante benignos e com alterações discretas ou ausentes e outros em que as deformidades instalam-se progressivamente e tornam-se extremamente graves mesmo com tratamento adequado.
Alguns pacientes com Artrite Reumatóide (AR) típica contam que durante meses ou anos tiveram surtos passageiros de artrite em várias ou poucas articulações, antes da doença tornar-se crônica.
O curso clínico mais comum é caracterizado por alívio parcial da atividade inflamatória. Menos vezes, há inatividade por períodos variáveis de meses ou anos. Nos casos mais graves a doença evolue progressivamente levando, com o passar do tempo, a grave incapacidade articular.
Manifestações clínicas extra-articulares:
Nódulos reumatóides
São nódulos localizados debaixo da pele principalmente em áreas de apoio como cotovelos. Geralmente aparecem em casos mais graves. Raramente ocorrem nos pulmões, coração, olhos ou outros órgãos. (figura ao lado)
Comprometimento ocular
A alteração mais freqüente é a inflamação das glândulas lacrimais (Síndrome de Sjögren). Conseqüentemente, há diminuição da produção de lágrima. Os olhos ficam irritados e com sensação de estarem com areia. Quando não tratados adequadamente, a córnea fica sujeita a erosão e infecção.
Também podem estar inflamadas outras estruturas dos olhos. A mais grave é a esclerite; quando a esclerite é grave, pode ocorrer perfuração do globo ocular.
Manifestações musculares
Raramente ocorre inflamação do músculo. Por outro lado, inflamação articular e desuso são causas obrigatórias de hipotrofia muscular. Medicamentos de uso habitual na Artrite Reumatóide (AR) como corticóides e antimaláricos podem ser causa de fraqueza muscular e, às vezes, é difícil distingüir entre as manifestações da doença e as dos medicamentos. Nesses casos, se o paciente melhora sua força com exercícios, os medicamentos não seriam a causa.
Sistema nervoso
É comum o comprometimento das raízes nervosas periféricas. Quando somente as raízes sensitivas são atingidas o sintoma é formigamento ou queimação, como se o paciente estivesse usando luvas ou botas e o prognóstico é bom, ao contrário dos casos menos freqüentes de neuropatia motora.
Também são comuns as neuropatias por compressão devido à inflamação e proliferação do tecido articular. O sintoma mais comum é formigamento nos dedos polegar, indicador e médio devido à compressão do nervo mediano ao nível do punho.
Afrouxamento ou destruição de ligamentos na coluna cervical permitem deslizamento da 1a vértebra que pode comprimir a medula. As conseqüências são distúrbios sensitivos e motores nos membros superiores e inferiores. Deslocamentos maiores da vértebra podem levar a paralisia e mesmo a parada respiratória e morte.
Sangue
Anemia leve se relaciona com a atividade da Artrite Reumatóide (AR). Quando a hemoglobina está abaixo de 10g/ml ou hematócrito abaixo de 30 com doença controlada, deve-se procurar perda sangüínea pelo estômago devido ao uso continuado de antiinflamatórios.
A associação de Artrite Reumatóide (AR) com aumento do volume do baço, anemia, queda de glóbulos brancos e outras manifestações da doença chama-se síndrome de Felty.
Vasculite
A manifestação clínica da vasculite depende da intensidade da lesão, localização e tamanho do vaso. Inflamações ao redor das unhas não são raras e têm boa evolução.
Os pacientes com Artrite Reumatóide grave podem apresentar áreas extensas de vasculite cutânea provocando úlceras de difícil controle.
Continua em Avaliação da Atividade Inflamatória...
Link da "Avaliação da atividade Inflamatória"
http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?468
Fonte:
19 comentários:
Highly energetic blog, I loved that a lot. Will there be a part 2?
Also visit my blog post: Miroverve breast serum
Hello, yes this post is in fact nice and I have learned lot of things from it
about blogging. thanks.
Also visit my weblog :: buy meratol uk
Heya terrific blog! Does running a blog similar to this require a lot of work?
I have virtually no knowledge of computer programming however I had been hoping
to start my own blog in the near future. Anyways, if you have any ideas
or techniques for new blog owners please share.
I know this is off subject however I simply
wanted to ask. Many thanks!
Feel free to visit my page: maxoderm side effects
This is a topic that's near to my heart... Thank you! Where are your contact details though?
My web site human placental lactogen
Incredible points. Solid arguments. Keep up the good spirit.
Check out my weblog ... buy xtreme no
Wonderful beat ! I wish to apprentice while you amend your web site, how could i subscribe for a blog web site?
The account helped me a acceptable deal. I had been tiny bit acquainted
of this your broadcast offered bright clear concept
Here is my blog post ... Virility Ex
Hi there are using Wordpress for your site platform?
I'm new to the blog world but I'm trying to get
started and create my own. Do you require any html coding expertise
to make your own blog? Any help would be really appreciated!
Feel free to surf to my web site :: alta white
Its like you read my mind! You appear to know a lot about
this, like you wrote the book in it or something.
I think that you can do with some pics to drive the message
home a little bit, but instead of that, this is magnificent blog.
A fantastic read. I'll definitely be back.
Look at my page - level sexual
I was curious if you ever considered changing the structure of your website?
Its very well written; I love what youve got to say.
But maybe you could a little more in the way of
content so people could connect with it better. Youve got an awful lot of text for only having 1 or two
pictures. Maybe you could space it out better?
Feel free to visit my homepage; best Hoodia Gordonii
Howdy are using Wordpress for your site platform?
I'm new to the blog world but I'm trying to get started and set up my own.
Do you require any coding knowledge to make your own blog?
Any help would be greatly appreciated!
Feel free to visit my blog :: thyromine
Hello mates, how is the whole thing, and what you want to say on the topic
of this piece of writing, in my view its really remarkable in support of me.
Visit my homepage ... http://minhua.org/wikiguide/index.php?title=User_talk:AlfredoSt
My brother suggested I would possibly like this website. He
used to be totally right. This put up actually made my day.
You cann't imagine just how so much time I had spent for this info! Thanks!
Feel free to visit my page ... http://shadesofhope.com
You're welcome! You can count on me, as I can always help!
Hello to every body, it's my first go to see of this webpage; this blog carries remarkable and actually fine material in support of visitors.
My web site - meratol
Interesting blog! Is your theme custom made or did you download it from somewhere?
A theme like yours with a few simple adjustements would really
make my blog jump out. Please let me know where you got your theme.
With thanks
Here is my weblog; zetaclear
Saved as a favorite, I love your blog!
Look at my blog post :: lose weight for
Thank you for the auspicious writeup. It in truth was once a leisure account it.
Look complicated to far brought agreeable from you!
By the way, how can we keep in touch?
Look at my webpage Buy bowtrol
I wanted to thank you for this great read!! I absolutely enjoyed every
little bit of it. I've got you book-marked to check out new stuff you post…
Stop by my web-site: warts remedy
It's a shame you don't have a donate button! I'd definitely donate to this superb blog! I guess for now i'll settle for book-marking
and adding your RSS feed to my Google account. I look forward to fresh updates and will share this blog
with my Facebook group. Talk soon!
Have a look at my site ... buy venapro
Postar um comentário