Tendinite no ombro
A tendinite é uma lesão inflamatória que se desenvolve nos tendões, podendo se apresentar de forma aguda ou crônica. Com maior freqüência, os casos de tendinite no ombro, são decorrentes de desgaste sofrido pelos tendões durante anos, e que a partir de um determinado momento aparece a dor e/ou limitação de movimentos.
- AGUDA: ocorre devido algum problema de uso excessivo da articulação (arremessos durante a prática esportiva, o saque no tênis, a cortada no vôlei), ou a um trauma acometendo o ombro (queda).
- CRÔNICA: resulta da lesão degenerativa, por desgaste repetitivo, ou devido a idade 9 envelhecimento biológico do tendão).
Tendinite do músculo supra espinhal:
As lesões mais freqüentes da articulação do ombro são as afecções do tendão do músculo supra espinhal (tendopatias com ou sem calcificação ou ruptura). O principal abdutor do ombro é o músculo supra-espinhal , juntamente com o músculo deltóide. A elevação lateral do braço (abdução) leva à diminuição da distância entre o tendão, por um lado, e o acrômio e o ligamento coracoacromial, do outro lado. A solicitação exagerada deste tendão pode ocorrer em diversas modalidades esportivas, provocando uma reação inflamatória. Esta reação inflamatória, acompanhada de edema, provoca fricção da bolsa contra o teto da articulação do ombro, durante os movimentos de abdução do braço entre 60 e 120 graus. Isto implica novos microtraumatismos dos tendões, criando assim um circulo vicioso. O tendão do músculo supra espinhal possui vascularização mais ou menos precária, de modo que as alterações degenerativas se instalem rapidamente. As modalidades de esporte que favorecem esta afecção são principalmente aquelas que apresentam um componente importante de caráter explosivo ou dinâmico.
Tendinite do músculo infra-espinhal:
As afecções do tendão do músculo infra-espinhal são menos freqüentes que as lesões do tendão do músculo supra espinhal. A menor freqüência é devida às melhores condições circulatórias locais. Por conseguinte, as alterações degenerativas são mais raras. O músculo infra-espinhal é o músculo mais importante para a rotação externa; inserem-se logo atrás e abaixo da inserção do músculo supra-espinhal.
Tendinite do músculo subescapular:
O músculo subescapular é o músculo mais importante para a rotação interna. Seu tendão é largo e achatado e se insere no pequeno tubérculo do úmero; o comprimento do tendão é de aproximadamente 2,5 a 3 cm, em sentido proximal-distal. A inserção tendinosa apresenta configuração piriforme :é mais larga em cima e mais estreita na extremidade inferior.
No caso destes sintomas aparecerem, procure um ortopedista e que se for bem entendido, te encaminhará para fisioterapia.
No caso destes sintomas aparecerem, procure um ortopedista e que se for bem entendido, te encaminhará para fisioterapia.
Fonte:
http://www.ortopediadupe.com.br/dicas_de_saude.php?conteudo=124
Outras Fontes (para maior esclarecimento):
http://corporalidade.gehspace.com/tag/tendinite-nos-ombros/
http://www.wgate.com.br/conteudo/medicinaesaude/fisioterapia/reumato/ombro_cristina/ombro_cristina.htm
http://listas.cev.org.br/cevfisio/2003-10/msg00046.html
Bons estudos!
Um comentário:
Tendinite supra-espinhos: Esse tipo de lesão pode se apresentar em pessoas que trbalham diariamente com digitação? Pode ter como consequência, dores de cabeça desesperadoras ?
Solicito a especial gentileza de que a resposta seja direcionada ao e-mail: ritas@corsan.com.br por motivo de falta de acesso a NET. Tenho apenas e-mail disponível na empresa na qual trabalho. Grata, Rita Martinatto Gay, cidade de Rio Grande - RS
Postar um comentário